Instalação Artística Nova Dimensão Visual

Instalação Artística na área da ilustração de Mário Afonso, com curadoria de Rachel Caiano, no âmbito da Ação “Provocar a Paisagem” do projeto Descobrir e Experienciar Novos Territórios – Programação Cultural em Rede (Parceria Estratégica dinamizada pelos Municípios de Aveiro, Estarreja e Covilhã)

Envolvente ATLAS Aveiro – Edifício Fernando Távora

Sinopse do projeto, por Rachel Caiano

Neste projecto – Provocar a Paisagem – os artistas, Marzia Bruno, residente em Aveiro, Fernando Aranda, residente na Covilhã e Mário Afonso, residente em Estarreja, irão desenvolver um diálogo artístico sobre territórios que não são os seus. Interessa pensar os conceitos de território, paisagem, natureza e qual a relação do Homem com o lugar e trabalhar esses conceitos na prática artística.

O que é a paisagem? A paisagem é a Natureza ou pode o Homem construir paisagem? A paisagem é memória? É o observador que constrói a paisagem?

Os artistas selecionados já começaram o seu trabalho de investigação e pesquisa, fazendo visitas conjuntas aos três territórios e trazendo para o processo criativo esse diálogo e confronto entre os diferentes espaços, o corpo e o tempo.

E essa presença do corpo nos espaços a trabalhar, “iluminaram” alguns conceitos que interessa desenvolver: o cima, o baixo, o alto, o longe, o caminho, os materiais, as texturas, o som, a água, a linha, a fronteira, o caminho, a luz, a memória.

A paisagem precisa do corpo para ser sentida, dos olhos para ser vista e da cabeça para ser pensada.

Sinopse do projeto, por Mário Afonso

“Nova Dimensão Visual” É a partir de um conjunto de ilustrações, apresentadas em cianotipia, que procuro, elaborar uma construção que provoque uma transformação no olhar do espectador e apresentar em simultâneo espaço flutuante dirigida por imagens estáticas. O resultado desta construção dirigi-nos para uma relação com o tema memórias, isto devido à estética visual que este processo de construção provoca. As imagens exibem-se como algo que está em desaparecimento, ou, aparecimento, como se fosse um ciclo de acontecimentos que estão a começar, ou estão a terminar. As cianotipias vão ser representadas através da identidade da cidade de Aveiro. Vão ser criadas pequenas narrativas visuais, a partir de figuras ilustres, arquitetura, e história, da cidade.

Biografia de Mário Afonso

Licenciado em artes plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Criação Artística Contemporânea na Universidade de Aveiro.

A gerir o Projeto Estação, espaço de divulgação cultural. O espaço está a ser explorado com o intuito de divulgar o trabalho de artistas nacionais e internacionais, de várias áreas artísticas, como a fotografia, pintura, música, videoarte, etc.

Para além disto, são realizados atelier com crianças e adultos, incentivando a produção e o pensamento artístico e crítico.

Fundador do projeto Arte365, que tem o objetivo de divulgar o trabalho de artistas emergentes e mais que isso, de envolver a comunidade no mesmo, garantindo uma participação ativa no projeto.